ACNE EM ADULTO,
UMA EPIDEMIA
Diariamente, dermatologistas se deparam com a prova de que a acne não é mais um problema exclusivo dos adolescentes. Apesar de ser vista como um embaraçoso “ritual de passagem” para os adolescentes, que surge junto com cabelos coloridos e um estilo duvidoso, a acne agora tem afetado um número cada vez maior de mulheres adultas, incluindo:
- Acne persistente que elas têm desde a adolescência
- Surgimento de novas espinhas após muito tempo
- Acne em mulheres que nunca tiveram quando eram adolescentes (acne que surge na vida adulta). Mais de 1 a cada 4 mulheres passa por isso!
Hoje em dia, 51% das mulheres entre 20 e 29 anos sofrem de acne adulta, com 35% entre 30 e 39 anos, 26% entre 40 a 49 anos e 15% acima dos 50 anos sendo afetadas pela condição. A acne em adulto é mais comum nas mulheres, mas também pode aparecer em homens.
Em outras palavras, a acne em adulto está em alta e se você ainda sofre com espinhas muito tempo depois da adolescência, saiba que não está sozinha. Mas não se desespere, a ajuda está próxima. Continue lendo para saber como surge a acne em adulto e como tratá-la!
1Christin N.Collier et al. The prevalence of acne in adults aged 20 and over. J Am Acad Dermatol, Volume 58, Issue 1 – 2008?
CARACTERÍSTICAS COMUNS
DA ACNE EM ADULTO
Os adolescentes são mais afetados pela acne inflamatória, enquanto nos adultos a acne surge na forma retencional.
A acne inflamatória vem acompanhada de muito inchaço e vermelhidão. Ela costuma surgir como pápulas (espinhas sem pus), pústulas (espinhas com pus) ou cistos.
O tipo de acne mais frequente nas mulheres adultas é conhecido como acne retencional.
A acne retencional se forma quando os poros ficam obstruídos com óleo e células mortas da pele. O que se observa são cravos brancos– que podem virar espinhas. Conforme o poro obstruído fica maior, o óleo é exposto ao ar e fica preto. E isso é o que chamamos de cravos. Muitas pessoas acham que os cravos são causados pela sujeira, mas não é verdade.
Se você está sofrendo de espinhas, cravos brancos ou pretos, os efeitos na superfície da pele – oleosidade, poros dilatados ou manchas – podem aumentar a insegurança ou até mesmo baixar a autoestima. Não é fácil aceitar ter espinhas evidentes no rosto quando você já entrou na vida adulta há tempos, com trabalho, filhos, mudanças de casas e todas essas coisas que gente grande “devia” estar fazendo! A boa notícia é que você está em ótima companhia (nem as celebridades escapam de sair com espinhas nas fotos) e o tratamento para acne na idade adulta adequado está ao seu alcance.
QUAIS AS CAUSAS
DA ACNE EM ADULTO?
Alterações hormonais
O surgimento de espinhas geralmente acontece durante os períodos de flutuação hormonal. Eles incluem:
- Período menstrual
- Durante e imediatamente após a gravidez
- Após interromper o uso de pílulas anticoncepcionais
- No período da perimenopausa e menopausa
Nesses casos, a acne costuma diminuir depois que os hormônios voltam ao normal. Se isso não acontecer, procure um dermatologista.
Estresse
Como resposta ao estresse, nossos corpos produzem hormônios chamados andrógenos. Esses hormônios podem estimular a superprodução de sebo, causando o surgimento de espinhas. Por isso, pode ser uma boa ideia praticar técnicas de redução de estresse
UV e poluição
Quando exposta a fatores estressantes externos – como luz UV, poeira ou poluição– a pele com tendência a imperfeições sofre oxidação, desencadeando uma reação em cadeia: Hiperqueratinização (acúmulo de células mortas da pele), hiperprodução de sebo (pele oleosa) e a oxidação de sebo e impurezas na superfície da pele. Esse processo pode resultar no surgimento de novas espinhas.
Em épocas de alta poluição, recomendamos proteger a pele contra o sol e limpar o rosto regularmente. Procure por produtos com texturas antipoluição, que impedem que as partículas nocivas da poluição se fixem na pele, como o EFFACLAR Duo(+) FPS30
Histórico familiar de acne
Estudos sugerem que algumas pessoas podem ter uma predisposição genética que pode deixá-las mais suscetíveis à acne em adulto.
Produtos de cuidado para pele e cabelos
Hidratantes, maquiagem, protetor solar ou spray de cabelo podem desencadear o surgimento de espinhas. Procure pelos seguintes termos nos rótulos de seus produtos:
- Não comedogênico
- Não acnegênico
- Sem óleo
- Sem obstrução de poros
Efeitos colaterais de medicamentos e condições médicas não diagnosticadas
Alguns medicamentos podem desenvolver acne. Se você suspeita que isso possa estar acontecendo, não suspenda o uso do medicamento e fale com seu médico. Existem diversas formas de controlar o surgimento de acne.
A acne em adultos também pode ser sintomática de outras condições médicas ocultas (por exemplo, a síndrome do ovário policístico). Se a sua acne for persistente, consulte um dermatologista ou clínico geral.
QUAIS OS MELHORES PRODUTOS
PARA ACNE EM ADULTO?
Rotina de cuidados com a pele para a acne em adulto
Se você tem mais de 30, 40 ou está entrando na menopausa e ainda sofre de acne, é fundamental ter uma rotina que auxilie no tratamento. A pele afetada pela acne adulta pode ficar sensível, então o mais adequado é uma rotina eficaz, mas suave.
- Complete a limpeza com uma Água Micelar adaptada para pele com tendência à acne, ela irá auxiliar a remover partículas de poluição e sujidades remanescentes.
- Lave o rosto com um sabonete líquido adequado para peles acneicas. O Effaclar Gel Concentrado possui uma combinação única de ácidos, controlando a produção de sebo e desobstruindo profundamente os poros.
- Hidrate a pele com um hidratante não comedogênico ideal para peles acneicas.
- Não se esqueça de aplicar um protetor solar não comedogênico por cima do seu tratamento antiacne para impedir que o UV e a poluição se unam, piorando a inflamação e as lesões da acne adulta. Alguns tratamentos para a acne já incluem proteção solar de amplo espectro. Pergunte a um dermatologista sobre soluções específicas.