O QUE É
PELE SENSÍVEL?
A pele sensível à reativa é definida por sensações desagradáveis - formigamento, tensionamento, coceira ou sensação de queimação - às vezes associadas à secura e vermelhidão. Qualquer tipo de pele, seja ela seca, oleosa ou mista, pode ficar sensível. Os sintomas típicos da pele sensível podem se manifestar a todo momento ou podem ser causados por fatores internos e externos específicos.
QUAIS AS CAUSAS DA
PELE SENSÍVEL?
Acredita-se que a pele sensível se deve por conta de uma hipersensibilidade das terminações nervosas na pele, que começam a disparar sinais de dor em resposta a estímulos inofensivos. Ainda não se sabe exatamente por que isso acontece; o que já sabemos é que esses sintomas podem ser desencadeados por vários fatores internos e externos. Continue a leitura para ficar por dentro das principais causas da pele sensível e, mais importante ainda, para saber como evitá-las.
FATORES EXTERNOS QUE DESENCADEIAM
PARA AS PELES SENSÍVEIS
Os sintomas da pele sensível podem ser causados por fatores internos e externos. Vamos começar analisando os fatores externos.
Mudanças de temperatura e vento
Os fatores externos que podem desencadear a sensibilidade da pele são calor, frio e vento. Isso acontece porque esses fatores causam mudanças bruscas de temperatura que desencadeiam a liberação da molécula da coceira, a histamina na pele. Isso gera sensações de formigamento ou coceira e dilata os vasos sanguíneos, causando vermelhidão.
O que você pode fazer: Você não pode mudar o clima, mas pode evitar tomar banho com água muito quente e tentar diminuir a potência do aquecimento central no inverno e do ar-condicionado no verão. Para reforçar os mecanismos de defesa da sua pele, cuide dela com um produto minimalista e calmante.
Poluição
A poluição é uma grande inimiga da pele sensível. Partículas minúsculas conhecidas como MP 2,5 (que nada mais é que fuligem) aderem à superfície da pele, onde desencadeiam uma reação em cadeia de estresse oxidativo, causando irritação na pele. Isso deteriora sua barreira protetora superficial, causando secura e aumentando ainda mais a sensibilidade da pele aos irritantes externos.
O que você pode fazer: As soluções dermocosméticas mais avançadas agora vêm em texturas antipoluição que impedem a adesão da poeira irritante na pele e suas consequentes reações. Consulte seu farmacêutico sobre cremes antipoluição.
Sol
A radiação ultravioleta dos raios solares desencadeia estresse oxidativo e inflamação na pele, que podem levar a sintomas incômodos associados com a pele sensível. O sol também é um grande “vilão da beleza” sendo, em geral, uma das principais causas do envelhecimento da pele e até da acne.
O que você pode fazer: Incluir um produto de proteção solar com FPS 30-50 especificamente formulado para pele sensível na sua rotina de cuidados diários.
Aditivos em cosméticos
Por serem fabricados sem pensar na pele sensível, muitos cosméticos vêm com todo o tipo de componentes prejudiciais - corantes, fragrâncias, álcool, lanolina… - que podem desencadear sintomas da pele sensível. Além dos aditivos, alguns produtos contêm ingredientesanti-idade muito agressivos, como concentrações exageradas de alfa-hidroxiácidos (AHAs), que também podem deixar a pele ainda mais sensível.
O que você pode fazer: Procure por produtos especialmente formulados para acalmar e proteger a pele sensível, que sejam hipoalergênicos, livres dos principais componentes prejudiciais mencionados acima e testados em peles sensíveis a reativas.
Sabão em pó e pele sensível
Loções e cremes não são os únicos produtos que entram em contato com a sua pele sensível: as roupas também, o que significa que a sua pele também entra em contato com traços de sabão em pó ou detergentes. Os detergentes biológicos para limpeza contêm enzimas que podem irritar a pele, enquanto outros simplesmente têm uma alta concentração de irritantes, como o laurilsulfato de sódio, que removem os mecanismos de defesa da pele.
O que você pode fazer: Se você tem pele sensível, dê preferência ao sabão em pó não biológico. Use apenas a quantidade necessária de sabão em pó ou detergente com base no volume de roupas para lavar e no quanto elas estão sujas. Por fim, acrescente um ciclo de enxágue extra antes da secagem, para eliminar qualquer traço de detergente. Se a sua pele é seca e sofre de coceiras, proteja-a com um emoliente calmante e nutritivo, que vai ajudar a reforçar seus mecanismos de defesa.
Pele sensível após cirurgia
Depois de uma operação, é provável que a sua pele fique ferida. Durante o processo de cicatrização, sua pele ficará muito sensível ao toque e até uma leve pressão sobre a região pode causar forte desconforto. Após uma cirurgia, a pele fica sensível a qualquer coisa, menos aos produtos mais suaves.
O que você pode fazer: Mantenha a lesão limpa com um sabão leve feito especialmente para cicatrizar feridas. Peça recomendações de produto ao farmacêutico. Para ajudar a diminuir a sensibilidade pós-cirúrgica da pele dia após dia, use um creme cicatrizante apropriado, aplicado várias vezes ao dia com uma massagem. Isso vai otimizar o processo de cura da sua cicatriz. Peça recomendações de gel ou creme para cicatrizes ao farmacêutico.
CAUSAS INTERNAS
DA PELE SENSÍVEL
Agora vamos analisar os fatores internos que podem causar sintomas da pele sensível.
Comidas apimentadas
Já reparou que pratos particularmente picantes também deixam a sua pele mais quente? Isso não é coincidência: uma substância chamada capsaicina encontrada em alimentos apimentados pode ativar receptores de irritação na pele, causando todos aqueles conhecidos sintomas da pele sensível. Muitas pessoas também relatam que a pele fica ruborizada e avermelhada depois que consomem esse tipo de comida.
O que você pode fazer: Embora saborosos, pessoas com pele sensível à reativa devem evitar pratos superpicantes. Vai comer em um restaurante indiano? Que tal pedir um korma leve?
Álcool
O álcool é uma das principais causas da pele sensível por dois efeitos relevantes: Primeiro: ele dilata os vasos sanguíneos da pele, causando rubor e vermelhidão; segundo: ele age como um diurético (uma substância que remove a água do seu organismo), secando a pele e deixando-a mais vulnerável a ataques externos.
O que você pode fazer: O segredo está na moderação! Você não precisa abraçar a abstinência, mas é aconselhável limitar o seu consumo de álcool em aproximadamente uma taça de vinho média por dia (cerca de 2 unidades de álcool).
Sintomas cutâneos da intolerância ao glúten
A intolerância ao glúten pode prejudicar a sua pele. Em casos extremos, ela é associada a uma erupção cutânea generalizada chamada dermatite herpetiforme. Outras doenças da pele, como a psoríase, também mostram uma melhora com uma dieta sem glúten. O glúten não é uma causa comum da pele sensível, mas vale a pena considerar se os seus sintomas surgem depois que você come pão, macarrão ou outros alimentos que contenham glúten.
O que você pode fazer: Se o glúten dispara a sua pele sensível, seguir uma dieta sem glúten é uma boa ideia. Você terá que adquirir o hábito de conferir os rótulos de produtos para ver se há glúten na composição, mas a principal mudança será eliminar grãos da sua dieta, como trigo, cevada e centeio.
Alterações hormonais
Muitas mulheres acreditam que os sintomas da pele sensível são causados pelas oscilações hormonais, como todo mês, no ciclo menstrual, ou durante o periodo perimenopausal. As alterações hormonais são particularmente propensas a piorar o rubor e a vermelhidão da pele.
O que você pode fazer: Se o rubor é uma questão para você, comece borrifando a pele com Água Termal, que é um calmante natural, anti-inflamatório e antioxidante. Certifique-se também de que a sua rotina de cuidados com a pele sensível seja prática.
Estresse ou emoções intensas
Para algumas pessoas, estresse e emoções intensas podem ser um gatilho para pele sensível. Quando você está preocupada com algum problema, as terminações nervosas na sua pele começam a emitir sinais de dor e os vasos sanguíneos no rosto e pescoço dilatam, causando um rubor visível, além de deixar o rosto e o pescoço quentes.
O que você pode fazer: Se a sua pele começar a incomodar ou ruborizar em situações altamente estressantes, a primeira coisa a se fazer é tentar controlar o estresse. Uma técnica útil e de eficácia comprovada é o mindfulness: mantenha o foco da sua mente no momento presente e observe seus pensamentos de forma distanciada e sem julgamentos.
É claro que praticar mindfulness no meio de uma reunião tensa ou enquanto você corre atrás do seu filho pequeno é um baita desafio! Por sorte, você pode tratar e reduzir a sensibilidade da pele dia após dia com os produtos certos, que contém lipídios que restauram a barreira física da pele e prebióticos que preservam as bactérias cutâneas saudáveis. O resultado? A sensibilidade da pele diminui gradualmente e a sua pele se torna mais resistente aos efeitos do estresse.