OS HORMÔNIOS TÊM UM IMPACTO SIGNIFICATIVO
NO SURGIMENTO DA ACNE
O óleo na superfície da pele é conhecido como sebo. A produção de sebo é controlada por hormônios chamados andrógenos, como testosterona (sim, as meninas também têm!) e seus comparativos. Quando esses hormônios estão em maior proporção em comparação a outros hormônios do corpo, como estrogênio e progesterona, a pele acaba produzindo mais sebo.
Os poros ficam obstruídos com o excesso de sebo e células mortas, criando um ambiente perfeito para que um tipo de bactéria da nossa pele - P. acnes - se multiplique. Isso desencadeia uma resposta imunológica na pele, que resulta em inflamação e nas conhecidas espinhas.
Os distúrbios hormonais ocorrem em diversas fases da vida:
Acne durante a adolescência
A acne surge com mais frequência em adolescentes. Durante a puberdade, os níveis de testosterona sobem nos meninos e nas meninas. Nos meninos, isso inicia o desenvolvimento das características masculinas como pelo corporal, barba e massa muscular e óssea. Já as meninas têm níveis muito mais baixos de testosterona, que estimula o crescimento dos pelos púbicos e debaixo do braço. A testosterona também aumenta a massa muscular e óssea nas meninas. No entanto, a testosterona estimula ao mesmo tempo a produção de sebo nos folículos capilares.
A chance de você ter espinhas antes da menstruação é maior
Para muitas mulheres, o surgimento de espinhas antes e durante a menstruação não é nenhuma novidade. Um estudo observa que: "As oscilações hormonais mensais que ocorrem durante o ciclo menstrual podem ter um impacto significativo nas crises de acne. Até 85% das mulheres adultas relatam uma piora nas espinhas nos dias anteriores à menstruação." 1
Por que as espinhas surgem antes do início da menstruação?
Na semana anterior à menstruação, a sua pele começa a produzir mais sebo. Isso acontece porque há uma alteração no equilíbrio hormonal durante o ciclo menstrual.
- Durante a primeira metade do ciclo menstrual, o hormônio predominante é o estrogênio.
- Na metade do ciclo, os níveis de estrogênio caem e a progesterona começa a prevalecer.
- Os níveis de testosterona se mantêm bem constantes durante todo o ciclo, então quando o estrogênio cai, a testosterona fica relativamente mais predominante. Lembre-se que é a testosterona que controla a produção de sebo.
- Os níveis crescentes de progesterona podem deixar a pele com um leve inchaço, fazendo os poros se fecharem. Esse efeito de poros fechados, combinado com a maior quantidade de sebo produzida pelos níveis mais altos de testosterona, pode prender as células mortas da pele dentro dos folículos capilares.
- Por fim, na semana anterior à menstruação, os níveis de progesterona também diminuem, permitindo que os poros se abram e que as bactérias entrem, criando o ambiente perfeito para as espinhas do período menstrual.
A gravidez pode desencadear o surgimento de espinhas
A gravidez é outro momento de grande oscilação hormonal. No primeiro trimestre, a acne pode se tornar mais severa. Entretanto, a pele costuma melhorar durante o decorrer da gravidez. Isso pode estar relacionado aos diferentes níveis relativos ao estrogênio e à progesterona durante a gravidez.
A menopausa é outro período em que a acne pode surgir
Na época da perimenopausa e menopausa, os níveis de estrogênio no corpo começam a baixar. Pesquisadores observaram que mulheres que sofrem com espinhas durante a menopausa costumam apresentar níveis normais de andrógenos, mas níveis decrescentes de estrogênio. Essas alterações na proporção de diferentes hormônios podem estimular a produção de sebo, provocando o surgimento de acne.
1Emerging Issues in Adult Female Acne (Zeichner et al., 2017)
TRATAMENTOS PARA
ACNE HORMONAL
O uso de pílula anticoncepcional é um modo eficaz no controle de espinhas.
Essencialmente, a maioria das espinhas é desencadeada por hormônios. Embora você possa fazer algumas coisas para minimizar o desequilíbrio hormonal – como ter uma alimentação saudável ou praticar técnicas de redução de estresse – não há como evitar momentos significativos da vida como puberdade, menstruação, gravidez e menopausa.
Um hábito diário de limpar e tratar a pele com tendência à acne usando produtos eficazes, junto com o uso de produtos de maquiagem adequados, certamente ajudará muito a manter a acne sob controle. Existem também muitos produtos tópicos de tratamento que podem ajudar. Mas se a sua acne for persistente, principalmente logo antes da menstruação, pode ser hora de pensar em reequilibrar os hormônios com medicamento.
O medicamento que neutraliza o efeito de andrógenos na pele é conhecido como tratamento antiandrógeno. Um tratamento hormonal que realmente funciona no controle da acne é nada mais, nada menos que “a pílula”. As pílulas anticoncepcionais contêm estrogênio e progesterona e bloqueiam o efeito de andrógenos no corpo. Além das funções contraceptivas, a pílula também serve para reduzir a produção de sebo, com isso reduzindo poros obstruídos e espinhas.
Nem toda mulher pode, ou quer, tomar a pílula. Existem fatores de risco e a pílula pode não ser recomendada se você tiver um histórico de coágulos de sangue, pressão alta, se estiver com sobrepeso ou for fumante. Felizmente, existem diversos outros tratamentos, e o dermatologista pode recomendar diferentes possibilidades. Mas se a pílula for uma opção para você, então ela pode ser considerada para ajudar não só como método contraceptivo, mas também para controle lesões acneicas.