O que é a pele seca?
A pele seca irritada é provocada por uma deficiência de água e lipídios na superfície da pele
A pele seca (termo médico: xerose) é caracterizada pela falta de água e lipídios na camada externa da pele, a epiderme. Se houver uma deficiência de lipídios na superfície, sua pele perde a capacidade de reter água – e literalmente seca, ficando seca e irritada.
Como a camada externa protetora da pele (também chamada de barreira da pele) não pode mais desempenhar sua função com a mesma eficácia, os irritantes externos (poluição, partículas de alérgenos, etc.) também podem penetrar mais profundamente na pele. Assim, a pele torna-se vulnerável e reativa, ficando irritada com mais rapidez e intensidade. Essa irritação aguda também pode provocar vermelhidão na pele seca.
Qual o resultado? Sua pele seca pode começar a manifestar alguns sintomas desconfortáveis que, se não forem controlados, podem afetar sua qualidade de vida diária:
- Aspereza ao toque
- Menor elasticidade
- Sensação de tensionamento
- Coceira
- Descamação
- Linhas finas ou rachaduras
A pele seca é mais comum na parte inferior das pernas, nos braços, mãos e rosto. Ela não é uma condição séria, mas pode ser desconfortável e - vamos admitir - ninguém sonha em ter uma pele de crocodilo!
Além disso, existem algumas desvantagens reais – se não tratada, sua pele seca poderá ficar pior e desencadear complicações, incluindo descoloração da pele, eczema ou até celulite (uma infecção do tecido sob a pele). Os danos causados por rachaduras ou pelo excesso de arranhões também podem deixar sua pele exposta a infecções secundárias.
Quais são os fatores que desencadeiam a pele muito seca?
A maioria dos fatores que deixam a pele seca e irritada é externa, mas alguns fatores também são internos
Qualquer pessoa pode desenvolver pele seca, mas existem vários fatores do cotidianoque podem agravar a pele seca:
- Tempo frio: quando o ar está frio e seco, muitas pessoas sofrem de pele escamosa e o que é conhecido como "coceira de inverno". A pele seca e irritada causada por clima frio e seco também pode provocar vermelhidão na pele.
- Ar seco: se você mora em zonas desérticas ou apenas tem aquecimento central em casa, a baixa umidade secará a sua pele. Muitos escritórios têm baixa umidade por causa do ar condicionado e o ar nos aviões é notoriamente seco.
- Água: parece doideira, não é? Como assim? A água seca a pele? Bem, não é a água em si, mas o excesso dela. O contato prolongado com a água remove os óleos naturais que lubrificam e protegem a sua pele. Banhos longos, nadar regularmente em piscinas com cloro e lavar as mãos repetidamente (por exemplo, se você é cabeleireiro ou cuida de crianças pequenas, suas mãos ficam superexpostas à água), tudo isso pode ressecar a pele.
- Desidratação: dias quentes durante os meses de verão, exercícios físicos intensos ou corridas de longa distância, problemas no estômago… todos esses fatores podem fazer com que seu corpo fique desidratado. E a desidratação afetará todos os órgãos do seu corpo, incluindo a pele. Se você estiver gravemente desidratado, procure orientação médica imediatamente.
- Produtos para pele e sabonetes agressivos: o sabão é um emulsificante, ou seja, uma substância feita para dissolver óleos. Ele funciona muito bem se as suas mãos estiverem oleosas de comer asas de frango, mas não é tão vantajoso usá-lo se você estiver tentando manter o equilíbrio natural de lipídios (óleos) da sua pele. Da mesma forma, os produtos para pele que contêm álcool simplesmente deixam ela ressecada e em péssimo estado.
- Medicamentos específicos: alguns medicamentos vão secar a sua pele. Exemplos comuns desses medicamentos: isotretinoína (Accutane), que é usada especificamente para secar a pele oleosa, diuréticos (“comprimidos de água”) e estatinas para controlar o colesterol. Ao perceber que isso está acontecendo com você por conta de medicamentos, converse com seu médico.
- Idade: a má notícia é que a maioria de nós ficará com a pele mais seca conforme envelhecermos. A boa notícia é que existem produtos especializados para peles secas e sensíveis que vão ajudar a manter a sua pele muito seca e sensível hidratada, macia e confortável.
Dicas da marca parceira dos dermatologistas para tratar a pele seca
Medidas práticas no estilo de vida para evitar a pele seca e irritada
Confira aqui as dicas da La Roche-Posay para manter sua pele seca macia e confortável:
Lave a pele, mas sem excessos
- Prefira tomar uma chuveirada com água morna do que um banho de banheira
- Mas se você não vive sem seu banho de banheira, cuidado com a água muito quente (menos de 37 °C é o ideal) e não fique de molho na banheira por mais de 10 minutos
- Use um gel de limpeza suave ou um sabonete líquido enriquecido com lipídios para neutralizar a água calcária
- Enxágue bem a pele e seque-a com batidinhas leves com uma toalha macia
- Passe cremes e loções hidratantes enquanto a pele ainda estiver úmida
Hidrate a pele seca de manhã, de tarde e à noite
A hidratação diária é fundamental para prevenir e reduzir a frequência e a intensidade da irritação ou vermelhidão provocadas pela pele seca. Leve um potinho de hidratante com você, para que você possa manter a sua pele hidratada ao longo do dia.
Certifique-se de usar um produto que seja:
- Hipoalergênico e que atenda às necessidades da pele seca e sensível;
- Conveniente e agradável de passar, para que seja fácil de usar diariamente;
- Hidratante, restaurador de lipídios e calmante.
Vista-se com conforto
Como suas roupas estão em contato direto com a pele ao longo do dia, elas desempenham um papel importante no bem-estar’ da pele:
- As sedas e algodões macios e naturais são respiráveis e não irritam a pele
- Os tecidos sintéticos podem fazer você suar mais, o que pode aumentar a coceira
- Evite usar lã: ela costuma ser áspera ao toque e pode causar coceira
- No inverno, use luvas e echarpes para proteger as áreas expostas do ar frio e seco
- Sempre use luvas de borracha ao faxinar ou usar produtos de limpeza doméstica
- Ao lavar suas roupas, use um detergente sem fosfato. Evite amaciantes e não se esqueça de enxaguar bem as roupas lavadas.
Dicas para cuidar da casa e minimizar as chances de ficar com a pele seca
Minimize o risco de irritação da pele purificando o ambiente onde você vive:
- Varra e aspire regularmente a casa para eliminar a poeira e os ácaros
- Não superaqueça seu quarto (mantenha a temperatura abaixo de 19 °C)
- Deixe os quartos arejando, tanto no inverno quanto no verão
- Evite ambientes úmidos com mofo
Dê um reforço na umidade
Principalmente quando o aquecimento estiver ligado no inverno, distribua um ou dois umidificadores simples pela casa para aumentar o teor de umidade do ar e evitar ficar com a pele seca e irritada.
Mantenha a sua pele nutrida
Trate bem a sua pele extremamente seca e sensível com uma dieta saudável e rica emácidos graxos essenciais e vitaminas A, C e E, particularmente conhecidas por sua ação antioxidante. Certifique-se de consumir uma quantidade suficiente desses nutrientes, seguindo a regra das “cinco porções de frutas e legumes por dia ” e incluindo peixes oleosos ou oleaginosas na sua dieta.