DERMATITE SEBORREICA: MANCHAS AVERMELHADAS E ESCAMOSAS NA PELE

Article Read Duration 4 minuto(s) de leitura

A dermatite seborreica afeta áreas repletas de glândulas sebáceas (que produzem óleo): o rosto, o couro cabeludo e o tórax. Ela causa manchas vermelhas escamosas, com descamações esbranquiçadas ou amareladas na superfície da pele. Nos bebês, essa condição é conhecida como crosta láctea. Qual a origem da dermatite seborreica? Ela é causada pelo fungo pityrosporum ovale, que estimula a inflamação na pele.


Para curar a dermatite seborreica:

• Use soluções leves, como água micelar

• Se a pele estiver tensionada, passe um hidratante para peles sensíveis

• Seu médico pode prescrever uma pomada antifúngica

• Tente minimizar o uso de esteroides tópicos

• Para dermatite seborreica no couro cabeludo ou crosta láctea em bebês, use shampoos superleves

DERMATITE SEBORREICA:
OPINIÃO DO DERMATOLOGISTA

O que causa dermatite seborreica?

Os médicos não identificaram uma única causa para a dermatite seborreica; acredita-se que ela é desencadeada por vários fatores combinados. Eles incluem:

• Estresse
• Pele ou couro cabeludo oleoso
 Proliferação de fungos naturais da pele
 Algumas condições médicas ou medicamentos
• Clima seco e frio
• Genética (predisposição entre membros da mesma família)

Nos bebês, acredita-se que a causa da crosta láctea é um excesso na produção de sebo (couro cabeludo oleoso) associado a uma proliferação desenfreada de fungos que leva à inflamação. Continue a ler para saber mais.

 

Nos bebês, a dermatite seborreica é conhecida como crosta láctea

A crosta láctea é a dermatite seborreica em bebês de até 3 meses. Os sinais e sintomas são parecidos com a dermatite seborreica em adultos, mas a distribuição das erupções no corpo é diferente, já que, em geral, elas se concentram no couro cabeludo, embora também possam aparecer nas orelhas, pálpebras, sobrancelhas, nariz, pescoço, virilha ou axilas. O couro cabeludo do bebê desenvolve vermelhidão, coceira e escamação espessa amarelada ou marrom.

 

Onde a dermatite seborreica aparece?

A dermatite seborreica se manifesta em manchas avermelhadas e escamosas no rosto, nas laterais do nariz e acima das sobrancelhas. Um exame do couro cabeludo geralmente revela flocos pegajosos que acompanham a linha do cabelo. Por vezes, aparece uma mancha redonda e escamosa no meio do tórax. A pele do rosto fica irritada com facilidade. O couro cabeludo coça. Essas manchas problemáticas surgem de tempos em tempos, geralmente durante períodos de cansaço e estresse.

COMO TRATAR A DERMATITE SEBORREICA
NO ROSTO

A pele de quem sofre com dermatite seborreica fica facilmente irritada até ao lavar o rosto. Lave o rosto com soluções leves, como uma água micelar, mas nunca use sabão, para não piorar a irritação. Os hidratantes nem sempre são bem tolerados. Entretanto, se a pele está tensionada, ela precisa de hidratação. Prefira produtos dermocosméticos testados para tolerância e compostos por agentes ativos que fazem milagres na dermatite seborreica.

COMO SE LIVRAR DA DERMATITE SEBORREICA
NO MEU COURO CABELUDO?

Para tratar a dermatite seborreica no couro cabeludo, passe primeiro um shampoo antifúngico, como o cetoconazol, para aliviar a coceira. Em seguida, para a limpeza, use um shampoo superleve especialmente formulado para couros cabeludos sensíveis.

QUAL É O TRATAMENTO
PARA CROSTA LÁCTEA?

Você sabia? A crosta láctea nada mais é que dermatite seborreica, só que em bebês. Tal como acontece com a dermatite do couro cabeludo em adultos, a base do tratamento é o uso de um shampoo muito leve com uma massagem suave.

EXISTE CURA
PARA A DERMATITE SEBORREICA?

Tratamentos médicos para a dermatite seborreica

Se possível, evite os esteroides tópicos em caso de dermatite seborreica. Embora eficientes, eles podem causar pequenas lesões parecidas com acne nessas áreas, que são repletas de glândulas sebáceas. Eles também podem causar rosácea se usados com muita frequência. Seu dermatologista pode prescrever pomadas antifúngicas (contendo cetoconazol ou ciclopirox olamina) que combatem o pityrosporon oval. Os tratamentos locais à base de lítio também são eficazes. Recomenda-se um tratamento de manutenção prolongado para estabilizar os surtos.

NOSSOS COMPROMISSOS
COM A SEGURANÇA

Padrões de segurança além dos regulamentos internacionais de cosméticos.

Mulher com um produto no rosto | La Roche-Posay

TODOS OS PRODUTOS
TESTADOS PARA ALERGIA

Ver mais
Um pré-requisito = Nenhuma reação alérgica
Se percebemos um único caso, voltamos para o laboratório e refazemos a fórmula
Produto La Roche-Posay

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSE ATIVA CERTA

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicologistas, nossos produtos contêm apenas os ingredientes necessários, na dose ativa certa.
Imagem de duas mãos segurando o produto Effaclar | La Roche-Posay

PROTEÇÃO DA FÓRMULA
AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Nós selecionamos as embalagens que mais protegem apenas com os conservantes necessários para garantir uma tolerância e eficácia perfeitas ao longo do tempo.
Testado em peles muito sensíveis | La Roche-Posay

TESTADO
EM PELES
 MUITO SENSÍVEIS

Ver mais
A tolerância de nossos produtos é testada nas peles mais sensíveis: reativa, alérgica, com tendência à acne, atópica, com danos ou enfraquecida por tratamentos contra o câncer.

VEJA TODOS OS ARTIGOS
SOBRE A PELE COM DERMATITE ATÓPICA

placeholder PSORÍASE:
CAUSAS, SINTOMAS E DICAS
venha conferir
placeholder PELE MUITO SECA: TRATAMENTOS E PREVENÇÃO
venha conferir
placeholder PELE SECA COM TENDÊNCIA À DERMATITE ATÓPICA?
NADA DE COÇAR!
venha conferir