Evite a
exposição solar no seu máximo
Saiba quando a radiação UV oferece mais perigo
A luz solar serve de exemplo que o excesso de uma coisa boa pode acabar sendo ruim. O sol emite os raios mais prejudiciais entre 11h e 15h, então os amantes de sol espertos buscam a sombra durante o meio do dia. No parque, sente sob a sombra de uma árvore. Na praia, descanse abaixo de um guarda-sol. No terraço de um restaurante, aproveite o almoço sob o refrescante toldo.
Mas a radiação ultravioleta não vem só de cima. O reflexo dos raios do sol deixa seus efeitos ainda mais intensos. Que a água reflete a luz do sol não é nenhuma novidade, mas você sabia que a areia, a tinta branca, o concreto e qualquer superfície clara ou brilhante também reflete? A neve é extremamente refletiva, quase duplicando a exposição aos raios UV. Também é bom saber que os níveis de raios UV aumentam em altitudes altas, como em montanhas e lugares mais próximos da linha do equador.
Então lembre-se que mesmo na sombra, ou lá em cima da montanha, ou em um dia nublado, ou no meio do inverno, você ainda pode estar exposto a uma dose excessiva de raios UV. Se você não puder evitar o sol quando estiver no seu pique, tome precauções ainda maiores para você e sua família seguindo o conselho abaixo.
Cubra
o corpo
Proteja-se do sol com roupas, um chapéu e óculos de sol com filtro UV
Quando estiver na rua, a roupa é a primeira linha de defesa contra a radiação ultravioleta nociva. Mas nem todas as roupas foram criadas iguais. Algumas coisinhas para ter em mente:
Tecido: Tecidos de trama fechada proporcionam a melhor proteção contra os raios do sol. Quanto mais aberta for a trama, mais os raios UV conseguem penetrar. Sedas e musselinas leves não são uma opção, e um vestido de renda só servirá para deixar você com uma queimadura solar estilizada! Lembre-se que quanto mais pele você cobrir, mais estará protegido, então prefira roupas de manga longa e calças e saias mais compridas.
Alguns fabricantes desenvolveram roupas anti-UV específicas que incluem um grau de fator de proteção ultravioleta (FPU). Uma peça com FPU 50 proporciona um ótimo bloqueio solar - somente 1/50 de raios UV conseguem chegar até a pele.
Cor: Cores escuras e intensas como preto, azul-marinho, vermelho ou verde-esmeralda proporcionam mais proteção contra os raios UV do que os tons de branco e pastéis.
Chapéus: Para proteger corretamente o seu rosto e pescoço do sol, seu chapéu precisa ter uma aba larga que percorra toda a circunferência do chapéu (pelo menos 7,5 cm) e uma coroa que cubra totalmente a sua cabeça! Em outras palavras, nada de bonés e viseiras.
Óculos escuros: é bom saber que os padrões de óculos de sol são controlados em toda a União Europeia. Para uma proteção ideal contra a luz solar mais forte, prefira os óculos de sol com aprovação CE nas categorias 3 ou 4*. Certifique-se de que seus óculos sejam do tamanho certo para o seu rosto - os óculos de sol que deslizam pelo nariz vão expor seus olhos à radiação UV; se ficarem muito apertados, vão acabar te deixando com dor de cabeça.
*Os óculos de sol da categoria CE 4 são os mais escuros e não são seguros para dirigir.
POR DENTRO DO
PROTETOR SOLAR
Como escolher e usar o protetor solar para garantir uma proteção ideal
Com tantos produtos, ingredientes, fatores de proteção e formulações diferentes, escolher e passar protetor solar corretamente pode parecer difícil. Confira abaixo o que você precisa saber sobre o assunto:
Protetor solar X bloqueador solar, qual a diferença?
Em termos técnicos, os ingredientes do protetor solar absorvem a radiação UV antes que ela atinja a pele, enquanto os ingredientes do bloqueador solar criam uma barreira para bloquear e desviar fisicamente os raios solares. Muitos protetores solares de amplo espectro contêm os dois tipos de ingredientes. Para simplificar, todas as nossas loções e cremes para proteção solar são chamados de "protetor solar".
Protetor solar para raios UVA e UVB
O motivo pelo qual precisamos de diferentes tipos de ingredientes de proteção solar é porque existem diferentes tipos de radiação ultravioleta. Os raios UVB provocam bronzeamento visível e também queimaduras solares. Por outro lado, os raios UVA são uma ameaça invisível. Você não verá seus efeitos imediatamente mas, em longo prazo, os raios UVA são responsáveis pelo envelhecimento da pele. Juntos, raios UVA e UVB são os principais suspeitos na causa de muitos cânceres de pele. Proteja você e sua família, escolhendo protetores solares de "amplo espectro" que fornecem proteção UVA e UVB até o UVA longo.
E o FPS?
O fator de proteção solar (FPS) avalia a eficiência do protetor solar em bloquear os raios UVB. Para máxima proteção contra os raios UVB, os dermatologistas recomendam usar protetores com fator de proteção "alto" – FPS +30, ou "muito alto" – FPS +50. Os protetores solares de amplo espectro aprovados pela União Europeia também fornecem proteção UVA e exibem as letras "UVA" em um círculo estampado na embalagem. Certifique-se de que seu protetor solar oferece proteção até contra os longos raios UVA.
Use uma quantidade suficiente de protetor solar
A maioria das pessoas simplesmente não passa protetor solar suficiente. Qual é essa medida? Provavelmente mais do que você acredita ser o suficiente. Uma mulher de estatura média deve usar 36g de creme para cobrir todo o seu corpo. Isso são aproximadamente duas colheres de sopa ou uma generosa "bola de golfe".
Repita a aplicação do seu protetor solar
Passe protetor solar 20 a 30 minutos antes de sair na rua. Não esqueça de passá-lo nas orelhas, na nuca, nos pés, tornozelos e nas costas das mãos. Só isso? Não! É fundamental repassar o protetor solar a cada duas horas– ou com uma frequência maior se você estiver nadando ou suando muito (mesmo se a fórmula for resistente à água).
Escolha um protetor solar para diferentes situações
Um engenheiro que se preze dirá que, para fazer um bom trabalho, você precisará das ferramentas certas. Se você compra um frasco gigante de protetor solar para uso geral no início de cada verão, sinto lhe dizer, você está fazendo um desserviço a si mesmo. Você vai carregá-lo na bolsa para retocar e reforçar a proteção da sua pele? Ele é um filtro solar hidratante para a pele sensível do seu rosto? Ele oferecerá uma boa proteção caso você vá nadar ou fazer exercícios físicos? É bem provável que a resposta para todas essas perguntas seja "não".
Se você não tem o produto certo para cada situação, é muito menos provável que você use a proteção solar com a regularidade recomendada. Faz sentido escolher algumas fórmulas diferentes de filtro solar que atendam aos desejos e necessidades de toda a sua família.
A La Roche-Posay Laboratoire desenvolveu ANTHELIOS– uma linha de protetores solares de proteção alta e muito alta. Nossos produtos estão disponíveis em formulações em creme e gel, que complementam seu estilo de vida e são adaptadas a diferentes tipos de pele: sensível, oleosa e com tendência à acne, com tendência à pigmentação, para bebês e crianças... Você encontrará de tudo, desde protetores solares com cor até protetores solares para rosto de uso diário.
Saiba a data de validade do seu protetor solar
Aquele frasco velho de protetor solar que está juntando poeira no fundo do armário do seu banheiro desde as últimas férias de verão – ou desde as penúltimas? – provavelmente já perdeu suas propriedades protetoras. Fica aqui uma dica infalível para não esquecer quando seu protetor solar vai vencer: ao abri-lo pela primeira vez, escreva a data de validade no próprio frasco ou bisnaga do protetor com uma caneta à prova d'água. Depois é só cruzar essa informação com o ícone PAO* na embalagem.
*O ícone de período após abertura (PAO) aparece em todas as embalagens de cosméticos. Ele parece um pote aberto e indica por quanto tempo o produto pode ser usado depois que você o abriu.
PROTEJA AS CRIANÇAS MAIS NOVAS
DA EXPOSIÇÃO DIRETA AOS RAIOS SOLARES
Descubra como proteger os pequeninos dos raios UV prejudiciais à saúde
A pele de crianças é especialmente vulnerável aos efeitos nocivos do sol. É por isso que pediatras e dermatologistas concordam que bebês e crianças de até 3 anos não devem ser expostos diretamente ao sol em nenhuma circunstância. Siga algumas estratégias simples para proteger seus filhos dos danos de longo prazo causados pelo sol, por toda a vida:
- Evite os horários de pico do sol.
- Cubra-se com roupas, use um chapéu de aba larga e óculos de sol com proteção anti-UV.
- Use um protetor solar UVA-UVB de amplo espectro e de alta proteção, especialmente formulado para bebês.
- E o mais importante, ensine atitudes precavidas em relação à exposição ao sol para as crianças, uma lição que elas levarão para toda a vida.
Se seus planos envolvem alguma exposição ao sol que seja inevitável, certifique-se de ter sempre roupas de proteção à mão – blusas largas de mangas compridas, calças mais compridas e roupas de banho com proteção solar. Depois de nadar e ficar na água, seque seus filhos com uma toalha e passe mais uma vez um protetor solar feito especialmente para crianças. Além de resistente à água e à areia, o protetor deve ficar visível durante a aplicação, para que você não deixe nenhuma parte do corpo desprotegida.
Para mais informações sobre como ensinar seus filhos a ter atitudes precavidas em relação à exposição ao sol, e como proteger a pele delicada de seus filhos do sol, clique AQUI.
Os australianos são um povo que conhecem bem o sol. Eles recomendam 3 "botas" para se proteger do sol: bota uma camisa, bota o protetor solar e bota um chapéu! Depois que você pega o jeito da coisa, se proteger do sol fica fácil. E com a proteção certa, você pode aproveitar o sol com total tranquilidade.