O QUE SÃO CRAVOS?
Cravos: Um sintoma da acne
Os cravos de acne são fáceis de notar na pele. Eles têm uma coloração mais escura e são levemente mais salientes. Ao contrário de outras espinhas, eles não ficam inflamados e não doem quando tocados. Embora eles sejam um tipo moderado de acne, os cravos podem provocar muito mais estresse do que as outras espinhas, já que eles têm uma cor evidente e uma teimosia na hora de tratar! Os cravos estão localizados principalmente no centro do rosto, mas também podem surgir nas costas, no peito, no pescoço, nos braços e nos ombros.
QUAL A CAUSA DOS CRAVOS?
Cravo é outro nome dado aos poros obstruídos.
Os cravos são causados por folículos capilares obstruídos. Os folículos contêm cabelo e uma glândula sebácea, que produz sebo para ajudar a manter a pele macia. As células mortas da pele e o sebo se acumulam e formam uma ‘massa’, que, aooxidar em contato com o ar, fica com uma coloração preta, da mesma forma que a cor de pedaços cortados de fruta escurece quando deixados ao ar livre.
Os cravos se formam de um jeito diferente das espinhas - em vez de ser um resultado de ação bacteriana, eles são apenas um acúmulo de sebo. Assim, nossos corpos não dão a mínima para eles, pois não apresentam nenhuma ameaça ao corpo.
O seu corpo pode não ver os cravos como uma ameaça, mas você pode estar incomodado com esses pontinhos pretos na pele! Talvez eles estejam até afetando a sua confiança e autoestima?
A boa notícia é que é completamente possível tratar os cravos, só pode demorar um pouco mais do que com as outras espinhas. A paciência é o segredo para uma pele livre de cravos!
COMO SE LIVRAR DOS CRAVOS
Tratamento e remoção de cravos
Quando se trata de remover os cravos, o ácido salicílico é o seu melhor amigo. Esse delicado ácido esfoliante desobstruirá os poros e tratará o acúmulo de células mortas ao promover uma regeneração de células saudáveis da pele. O ácido salicílico pode ser encontrado em diferentes tipos de produtos, como sabonetes faciais, cremes e géis. Lembre-se de sempre tratar a pele com delicadeza para evitar irritação e vermelhidão.
O que evitar no tratamento dos cravos
- Alguns produtos que afirmam remover cravos contêm ingredientes como álcool, mentol e eucalipto. Esses ingredientes irritantes não resolverão o problema de cravos e podem estimular a produção em excesso de sebo (ou seja, a sua pele entenderá que está sendo atacada e reagirá com uma produção ainda maior de óleo!).
- Embora sua pele possa estar com um aspecto “sujo”, não ataque-a com esfoliantes agressivos. Isso servirá apenas para causar irritação e vermelhidão… e pode deixar a pele ainda mais oleosa!
- Muitas marcas de adesivos removedores de cravo afirmam desobstruir os poros. Mas o que eles fazem é remover apenas a parte mais superficial do poro obstruído e podem irritar a pele sensível.
ESTÁ DIFÍCIL SE LIVRAR DOS CRAVOS?
CONSULTE UM DERMATOLOGISTA
Se o seu nariz estiver cheio de cravinhos, pode ser uma boa ideia consultar um dermatologista que receitará produtos encontrados no mercado como tratamentos com ácido salicílico que você pode comprar em farmácia - ou tratamentos controlados como retinóides (adapaleno). Em casos extremos, o dermatologista pode realizar uma extração clínica usando instrumentos estéreis.
Mas deixe que o profissional faça, pois extrações feitas em casa podem transformar um pequeno problema de cravo em um grande problema de espinha!