PELE SENSÍVEL

1 em cada 2 pessoas tem pele sensível, fazendo com que ela seja o principal problema de pele dos dias de hoje. Todos nós já ouvimos falar de pele sensível, mas o que é isso de fato? 

Em primeiro lugar, a pele sensível não é um tipo de pele. Na verdade, a sensibilidade pode afetar todos os tipos de pele, das peles oleosas de adolescentes com tendência à acne até a pele seca e madura. 

Em segundo lugar, a pele sensível não dá sinais de doenças de pele (como eczema ou psoríases) e geralmente tem uma aparência normal... Mas o que ela sente não é nada normal.

Suas perguntas
Respostas do dermatologista

1 quote-marks

Qual é o melhor hidratante para pele sensível?

Se você tem pele sensível, você precisa de um hidratante feito para esse tipo de pele, que não contenha componentes prejudiciais, como fragrâncias, corantes, lanolina e álcool, e seja rico em ingredientes calmantes, como Neurosensine e Água Termal de La Roche-Posay.

Isso foi útil?

1 quote-marks

Como posso barbear minha pele sensível?

Para barbear a pele sensível>, primeiro você deve umedecer a região com água morna, massageando com um óleo pré-barba. Depois, certifique-se que a espuma de barbear não contém álcool e use uma lâmina de barbear molhada de uma só navalha, pressionando com muita delicadeza.

Isso foi útil?

1 quote-marks

O que é a pele sensível?

Se você sente sensações desagradáveis - como pele repuxada, formigamento, queimação ou ardência - em resposta a fatores como mudanças de temperatura, vento, raios UV, água quente ou produtos mais agressivos, na ausência de uma irritação visível, você provavelmente tem pele sensível.

Isso foi útil?

1 quote-marks

Por que a minha pele está sensível ao toque?

Se a sua pele sofre de desconforto com um simples toque, você pode ter uma pele muito sensível. Na pele sensível, as terminações nervosas são supersensíveis, disparando sinais de dor em reação a estímulos inofensivos. Caso você perceba vermelhidão ou inflamação, consulte seu médico.

Isso foi útil?

A DEFINIÇÃO
DA PELE SENSÍVEL

Na dermatologia, o termo pele sensível se refere a um conjunto de sintomas, como ardência, queimação, coceira e dormência que a pele sente em resposta aos fatores desencadeadores — mudanças de temperatura, água com alto teor de cal, cosméticos inadequados e muito mais. Em outras palavras, a pele aciona o alarme "em perigo" em resposta a estímulos inofensivos.

QUAIS AS CAUSAS
DA PELE SENSÍVEL?

Então, quais são os aspectos essenciais da pele sensível? Por muito tempo, a pele sensível era considerada um mistério da medicina, mas a pesquisa avançada revelou alguns dos fatores envolvidos. 

  • A pele sensível tem uma barreira de superfície não funcional (uma falta de lipídios protetores), o que significa que os agentes irritantes ambientais, como sabões em pó ou determinados ingredientes cosméticos, podem penetrar nas camadas mais profundas da pele. Por essa razão, ela precisa de produtos de cuidados específicos para restabelecer sua função de barreira. Você descobrirá tudo sobre esta abordagem nos artigos nas subseções abaixo.
  • Além de uma função protetora prejudicada, a pele sensível sofre de um fenômeno chamado "inflamação neurogênica". Isso significa que as terminações nervosas são hipersensíveis e liberam substâncias inflamatórias (um sinal de perigo geralmente reservado a ataques na pele) em resposta a estímulos inofensivos como água com alto teor de cal e uma mudança de temperatura. Essa inflamação provoca os sintomas característicos da pele sensível, como ardência, dormência e coceira.

Nas subseções abaixo, ajudaremos você a determinar se você tem pele sensível e mostraremos como você pode manter a pele em sua zona de conforto com dicas de estilo de vida inteligentes e recomendações de produtos. 

Você também descobrirá produtos de maquiagem desenvolvidos especialmente para ajudar a proteger e acalmar a pele sensível. 

Não esqueça de dar uma olhada em nossa visão geral de couro cabeludo e cabelos sensíveis, com informações sobre tópicos importantes como o barbear na pele sensível, além de como cuidar do couro cabeludo sensível, com tendência à caspa e perda de cabelo.

NOSSOS COMPROMISSOS
COM A SEGURANÇA

Padrões de segurança além dos regulamentos internacionais de cosméticos.

Mulher com um produto no rosto | La Roche-Posay

TODOS OS PRODUTOS
TESTADOS PARA ALERGIA

Ver mais
Um pré-requisito = Nenhuma reação alérgica
Se percebemos um único caso, voltamos para o laboratório e refazemos a fórmula
Produto La Roche-Posay

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSE ATIVA CERTA

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicologistas, nossos produtos contêm apenas os ingredientes necessários, na dose ativa certa.
Imagem de duas mãos segurando o produto Effaclar | La Roche-Posay

PROTEÇÃO DA FÓRMULA
AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Nós selecionamos as embalagens que mais protegem apenas com os conservantes necessários para garantir uma tolerância e eficácia perfeitas ao longo do tempo.
Testado em peles muito sensíveis | La Roche-Posay

TESTADO
EM PELES
 MUITO SENSÍVEIS

Ver mais
A tolerância de nossos produtos é testada nas peles mais sensíveis: reativa, alérgica, com tendência à acne, atópica, com danos ou enfraquecida por tratamentos contra o câncer.

PREZADOS
LEITORES

As informações exibidas aqui destinam-se exclusivamente a fins educacionais gerais e não devem substituir o aconselhamento médico profissional. Você deve sempre procurar os conselhos de um profissional de saúde para qualquer questão médica.