O PAPEL DO MICROBIOMA
NA PELE COM TENDÊNCIA A DERMATITE ATÓPICA
Além do ressecamento, atopia e o ciclo da coceira, as pesquisas recentes revelaram um fator inesperado envolvido NA DERMATITE ATÓPICA: o “microbioma” da pele. O microbioma da pele é a soma dos microrganismos (pense neles como amigos, não bichos!) vivendo na superfície.
Você sabia? Na pele saudável, o microbioma é como uma floresta tropical: florescendo com diversidade.
Esta descoberta fascinante está abrindo portas para uma nova era de cuidados prebióticos para a pele com tendência a DERMATITE ATÓPICA, que usa as propriedades prebióticas únicas da água termal.
É possível evitar a dermatite atópica? Sim e não. Muitos dos fatores envolvidos na causa do eczema são genéticos, como a deficiência na barreira de proteção da pele e a tendência à atopia. Estudos clínicos inéditos demonstraram recentemente que o uso de emolientes nas três primeiras semanas de vida reduz o risco de desenvolvimento da pele com tendência a dermatite atópico em 50%.*
Se a dermatite atópica ou eczema for um problema de família, é mais provável que você desenvolva eczema. Mas isso não significa que você não pode fazer alguma coisa: com o tratamento certo, os sintomas, como a coceira, podem ser rapidamente minimizados.
Para cuidar da pele com tendência ao eczema atópico, use um substituto do sabão ou Syndet no banho e aplique emoliente duas vezes ao dia. Esses dois passos são de grande importância para prevenir a recorrência dos problemas de pele. Você encontrará mais informações detalhadas sobre as soluções de especialistas para a pele com tendência ao eczema atópico na subseção a seguir.
Nos artigos abaixo, você aprenderá sobre a pele muito seca e como cuidar dela e evitar isso (além de uma explicação sobre a diferença entre pele seca e eczema), mais informações sobre outras causas inesperadas da dermatite atópica, como a poluição. Nós também disponibilizamos um artigo para você compartilhar com seu filho ou sua filha com tendência a dermatite atópica, com dicas para evitar o ciclo de coceira!
*“Emollient enhancement of the skin barrier from birth offers effective atopic dermatitis prevention”, J ALLERGY CLIN IMMUNOL, VOLUME 134, NUMBER 4.