PARA O MÉDICO TRATAR VOCÊ,
REÚNA TODAS AS INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE A SUA ALERGIA NA PELE ANTES DA CONSULTA
Faça um diário sobre os sintomas da alergia
Os médicos costumam dizer que, mesmo quando comparados com exames laboratoriais avançados, o histórico do paciente é fundamental para a maioria dos diagnósticos. E ter o diagnóstico correto é imprescindível para curar as irritações cutâneas que tanto te perturbam. Assim, saber exatamente quais são os seus sintomas e histórico de saúde certamente ajudará o alergista a ajudar você. É uma boa ideia manter um “diário de sintomas” que registre toda e qualquer irritação na pele ou outras reações alérgicas; faça esse diário por pelo menos duas semanas antes da consulta.
Apresente um histórico médico atualizado
Peça para o seu clínico geral uma lista atualizada de todas as condições pré-existentes que você tem, bem como sua medicação atual: certos medicamentos, como o ibuprofeno, a aspirina e alguns medicamentos para pressão podem ser fatores cruciais. Todas essas informações relevantes vão ajudar o médico a encontrar soluções personalizadas para você, para aliviar a sua alergia na pele.
Conheça seu histórico familiar para alergias
É provável que o alergista pergunte se há na sua família casos de alergias e condições relacionadas, como febre, asma e dermatite atópica. Ele também vai querer saber se algum familiar já teve reações graves, como anafilaxia. Consulte pelo menos seus irmãos e pais sobre tudo isso. Lembre-se: dar um panorama completo ao médico sobre a sua saúde vai ajudá-lo a recomendar o melhor tratamento de alergia na pele para você.
PARA DESCOBRIR COMO TRATAR SUA ALERGIA NA PELE,
PREPARE UMA LISTA DE PERGUNTAS COM ANTECEDÊNCIA
Elabore uma lista das principais perguntas que você quer fazer ao final da consulta, para garantir um tratamento completo para a sua alergia dermatológica. Sugestões de perguntas úteis:
- O que o resultado dos meus exames quer dizer?
- Eu sou alérgica a quê?
- Quão forte é a minha alergia?
- Como posso evitar ter reações?
- Eu preciso carregar um EpiPen comigo?
- Sou candidata a terapias de dessensibilização?
- Existem produtos de cuidados pessoais com alérgenos ocultos que devo evitar?
- Como posso minimizar minhas reações alérgicas na pele?
- Qual frequência de acompanhamento preciso ter com você (o alergista)?
PARA DEIXAR O MÉDICO FAZER SEU TRABALHO
E CUIDAR DA SUA ALERGIA NA PELE,
ESTEJA PREPARADA PARA FAZER EXAMES
Lembre-se de usar roupas folgadas que sejam fáceis de tirar e vestir, já que o médico talvez queira fazer testes de contato nas suas costas e testes por picada no seu braço. Talvez você também tenha que fazer um exame de sangue. Por fim, não tome medicamentos de controle de sintomas antes da consulta, como anti-histamínicos, pois eles podem interferir nos resultados do exame… E não esqueça de levar o seu diário de sintomas!