O QUE CAUSA A PELE SECA?
Por que aparecem áreas de pele seca e que coçam?
A pele seca aparece no rosto ou no corpo quando nossa pele perde sua capacidade de se proteger– quando a “função de barreira de proteção” da pele ou a camada protetora foi enfraquecida. Cada vez menos lipídios (substâncias oleosas) são produzidos na superfície da pele. As células da pele perdem sua capacidade de reter água, que então evapora.
Diferentes fatores podem fazer com que a pele fique seca e com coceira:
- Genética (a pele seca pode ser um problema de família)
- Temperaturas muito frias e vento
- Clima quente e seco
- Aquecimento central e variações das temperaturas nas áreas internas e externas
- Luz do sol (luz UV)
- Produtos agressivos como sabonete adstringente (ou que resseca a pele)
- Fragrâncias e outros aditivos em cosméticos inadequados
Como dizer se você tem pele seca
Para saber se você tem pele seca, faça as seguintes perguntas a você mesmo(a):- A pele tem um toque áspero?
- Ela parece estar “esticada” como se fosse pequena demais?
- Você percebe que a superfície racha, escama ou fica irritada?
Se você tiver respondido sim para qualquer uma dessas perguntas, provavelmente você tem pele seca. Se, além desses sinais, seu principal sintoma for uma coceira intensa, você provavelmente tem dermatite atópica.
DICAS DE ESTILO DE VIDA
SE VOCÊ TEM PELE SECA
• Se você mora em uma região seca, considere investir em um umidificador para a casa
• Evite deixar o quarto muito quente. Você não precisa passar frio, mas experimente desligar o ar-condicionado à noite no inverno ou deixar a janela aberta no verão
• Tome banhos rápidos e com água morna em vez de quente
• Seque o corpo dando batidinhas, sem esfregar
• Não esqueça de beber bastante água. Tente criar o hábito de bebericar a água enquanto estiver trabalhando (se o tipo de trabalho permitir!) e beba bastante antes e depois de fazer exercícios ou em climas quentes
• Use produtos de tratamento diário específicos: Lave a pele com produtos suaves como géis sem sabão ou águas micelares e aplique cremes hidratantes para acalmar e proteger a pele. Continue lendo para conhecer nossas recomendações de especialista.
COMO SE LIVRAR DA
PELE SECA E ESCAMOSA
Como tratar a pele seca do rosto
Para o rosto, siga uma rotina de limpeza e hidratação usando produtos adequados para pele seca. Limpe com um produto suave sem sabão como e logo após a higienização, aplique um hidratante facial para reconstruir camadas superiores da pele.
Como tratar a pele seca do corpo
Hidratantes eficazes não precisam ser densos e oleosos ou uma chatice de aplicar! Para a pele seca do corpo, escolha um hidratante que acalma e restaura a pele com uma loção leve e fluida, mas extremamente hidratante. Passar o hidratante corporal deve ser uma experiência agradável, já que a hidratação regular e consistente é essencial para reduzir os efeitos da pele seca. Dica extra: Lembre-se de aplicar a loção corporal todos os dias, principalmente depois do banho.
Trocou a estação? Troque de creme!
Assim como você usaria roupas mais pesadas no inverno e mais leves no verão, prefira usar texturas cremosas e mais densas no inverno e mais leves no verão. Por quê? Durante os meses de inverno, a pele tende a ficar muito mais seca.O frio, o vento, ar-condicionado forte e diferenças nas temperaturas em ambientes fechados e ao ar livre são fatores que contribuem para o ressecamento da pele.
Se você sente que a condição da pele varia de acordo com a estação, use fórmulas adaptadas para o inverno para o corpo. Já no verão, quando a pele costuma ficar um pouco mais oleosa, prefira texturas mais leves para o rosto e para o corpo.
Dê uma atenção especial às mãos secas
Mãos secas podem ser um verdadeiro desafio, pois estamos sempre usando nossas mãos e elas entram em contato com a água com frequência. Cremes para mãos secas devem ser usados várias vezes ao longo do dia, principalmente durante os meses de inverno. Veja nossas orientações abaixo se as suas mãos estão irritadas ou se você sofre de dermatite atópica nas mãos.
COMO CUIDAR DA
PELE IRRITADA PERSISTENTE
Rachadura e irritação: Uma queixa constante que pode ser tratada
Cerca de 20% da população tem pele irritada crônica. Ela aparece na forma de rachaduras, especialmente em áreas expostas ao frio como lábios e mãos ou áreas de muito atrito. Áreas secas e ásperas também podem surgir nas bochechas, ao redor da boca e nos braços, principalmente em crianças. Algumas pessoas sofrem de queilite angular, ou "boqueira", que são feridas nos cantos dos lábios (não deve ser confundido com herpes, que é causada por um vírus).
Muitas pessoas têm vergonha e se sentem frustradas, pois as áreas secas e irritações costumam ficar visíveis. Elas temem a chegada do verão e expor a pele na praia, ou até mesmo dar um mergulho por causa da condição. É evidente que a pele irritada pode ter um grande impacto na vida de uma pessoa. Felizmente, com alguns hábitos inteligentes e os produtos de tratamento específicos, a pele seca a extremamente seca pode melhorar.
Como sempre, bons hábitos de cuidado diário são indispensáveis para tratar a pele com tendência à dermatite atópica:
• Limpe áreas irritadas ou lesionadas da pele
• Se necessário, use gaze protetora sobre a área afetada
• 2 ou 3 vezes por dia, aplique um tratamento desenvolvido para proteger a pele e acelerar a restauração.
Especialmente para as mãos
• Aplique creme para as mãos regularmente. A pele irritada é mais sensível a fragrâncias e determinados ingredientes, então cuide bem na hora de escolher o creme para as mãos.
• Se as suas mãos estão em constante contato com água, alimentos etc. considere usar luvas protetoras (mas cuidado com a alergia ao látex!)
• Para tarefas domésticas e ao ar livre (como lavar a louça, mexer no jardim), use forro de algodão dentro das luvas de uso doméstico ou outros tipos
ENTÃO, QUAL A DIFERENÇA
ENTRE DERMATITE ATÓPICA E PELE SECA?
Eu tenho dermatite atópica ou pele seca?
A dermatite atópica e a pele seca são duas condições diferentes.- No caso da pele seca, a barreira protetora da superfície (ou “manto hidrolipídico”) é enfraquecida por agressores externos (poluição, produtos agressivos, frio, etc.), resultando em reações visíveis como pele ressecada, descamando ou rachada.
- A dermatite atópica é algo bem diferente. É uma condição atópica (alérgica) que afeta principalmente bebês e crianças menores de 5 anos, embora ela também possa surgir em adultos. Com a dermatite atópica, a pele tem uma constituição seca (isso significa que ela é naturalmente seca, mesmo se não for exposta a produtos agressivos ou ataques externos), permitindo que substâncias irritantes ou alérgenos do ambiente (ácaros domésticos, pólen, sabão em pó de roupa impróprios etc.) penetrem na pele e causem inflamações intensas. Resumindo, a dermatite atópica é uma condição alérgica que afeta principalmente crianças e costuma aparecer junto com outras condições atópicas como asma e rinite alérgica (febre do feno).
Dermatite atópica e pele seca: encontre a diferença
Os sintomas da pele seca e da dermatite atópica também são diferentes.
No caso da pele seca, você pode sentir algumas sensações de formigamento, ardência ou coceira leve, mas a coceira (ou “prurido”) é muito mais acentuada na pele com tendência à dermatite atópica.
Na dermatite atópica, as crianças podem sofrer de extrema coceira causada pela pele ressecada, o que interfere na qualidade de vida e no sono.
Outra principal diferença entre pele seca e dermatite atópica é o local onde surgem as irritações. A pele seca pode aparecer em qualquer parte do rosto ou corpo, enquanto a dermatite atópica é geralmente vista no rosto e couro cabeludo em bebês e em dobras de pele, na parte interna dos cotovelos e parte de trás dos joelhos em crianças.
Clique AQUI para saber mais sobre dermatite atópica.
Dermatite Atópica vs. pele seca: soluções
A Dermatite atópica é uma doença alérgica associada a áreas secas e com coceira intensa que seguem uma distribuição típica no corpo. Ela é tratada com cremes de corticoide.
A pele seca do corpo pode ser acalmada e hidratada com um hidratante emoliente (você não precisa ter dermatite atópica para usá-lo!) Para fortalecer a função da barreira de proteção da pele e acalmar qualquer área rachada da pele, escolha um balm hidratante testado dermatologicamente.