AS CRIANÇAS PRECISAM SER
PROTEGIDAS DO SOL
A queimadura solar é o perigo mais óbvio e imediato, mas os efeitos podem surgir ao longo da vida
A pele das crianças é muito mais sensível do que a pele de adultos, principalmente quando falamos dos efeitos nocivos dos raios UV:
- Como ela é mais fina, está vulnerável a danos celulares mais extremos.
- Com um sistema de pigmentação ainda em desenvolvimento, a pele não tem o mecanismo de autodefesa que, nos adultos, ajuda a proteger a superfície contra os raios UV.
A pele jovem (principalmente a de bebê) é vulnerável a queimaduras solares e 50% a 80% dos danos relacionados ao sol ocorrem durante a infância e adolescência1. É por isso que é tão importante proteger as crianças do sol, e os bebês devem ficar longe da exposição solar completamente. Com o protetor solar para bebê certo e ficando sempre na sombra, as queimaduras do sol em bebês não devem acontecer.
ENTENDA OS PERIGOS
DA EXPOSIÇÃO AO SOL
A queimadura solar é o perigo mais óbvio e imediato, mas os efeitos podem surgir ao longo da vida
A proteção solar para crianças não serve apenas para as férias. As crianças estão expostas aos raios UV o ano inteiro durante atividades ao ar livre: piquenique no parque, brincadeiras no parquinho, praticando esportes etc. Os bebês são ainda mais vulneráveis à queimadura solar, mesmo com exposição indireta (acontece quando o bebê está na sombra, mas a luz do sol refletida ainda alcança a pele, o que faz da proteção algo essencial).
O dano causado pelo sol é progressivo e cumulativo: Pense nele como gastar usando um cartão de crédito solar. A cada “compra” (exposição ao sol) que você fizer, maior será a “conta da fatura” do cartão solar. Tudo contribui para o aumento dos riscos ao longo do tempo.
Quando as crianças pegam muito sol, há riscos óbvios em curto prazo:
- Desidratação.
- Insolação.
- Queimaduras do sol dolorosas.
As crianças adoram brincar ao ar livre e nós queremos que elas se divirtam! Mas os pais precisam ficar alertas - Uma criança só vai expressar o desconforto da queimadura do sol quando o dano já tiver sido feito na pele. E os efeitos em longo prazo são ainda mais preocupantes. O excesso de exposição aos raios UV trazem sérios riscos para a pele, como:
- Aceleração do envelhecimento da pele.
- Câncer de pele, como o melanoma.
Fato assustador: Apenas cinco ocorrências de queimaduras de sol intensas até os 20 anos podem aumentar o risco de melanoma (câncer de pele) em 80%.2.
Mas não entre em pânico! Todos esses riscos podem ser reduzidos drasticamente ao ensinar as crianças a ter hábitos de proteção solar inteligentes. Continue a leitura de nosso guia prático para saber de tudo que você precisa.
COMO PROTEGER A
PELE DAS CRIANÇAS
DO SOL
Ensine aos seus filhos a lidar com o sol de forma inteligente e se proteger durante toda a vida
Proteção não é só usar protetor solar. Ao ensinar aos seus filhos a ter comportamentos seguros ao sol, você estará cuidando ativamente para a saúde da pele deles no futuro. Um estudo feito na Alemanha, com crianças menores demonstrou que a educação em relação a proteção solar aumenta a adoção de bons hábitos de proteção em 500%. Aprender a lidar com o sol de forma inteligente ajudará seus filhos a ter segurança no sol.
Essas são algumas das formas inteligentes de proteger as crianças:
Medidas gerais para proteger as crianças do sol
- Buscar sombra entre 11:00h e 16:00h. Incentive seus filhos a brincar na sombra ou tente colocá-los para tirar uma soneca.
- Ensine as crianças a “ler suas sombras” e a sair do sol quando a sombra deles for menor do que eles.
- Cubra-se com um chapéu de abas largas, óculos de sol anti-UV e roupas escuras (uma camiseta preta protege mais do que uma camiseta branca); na água, aumente a proteção com uma roupa de banho, maiôs e bermudas longas com alto fator de proteção ultravioleta..
- Não subestime a exposição “indireta”: Os raios UVA podem passar pelas nuvens e vidro, assim sua pele ainda corre risco em um dia nublado, no carro ou em uma viagem de avião.
- Leve um guarda-sol ou barraca.
- Não esqueça de fazer com que seus filhos bebam água regularmente.
O melhor protetor solar para crianças? Essas são nossas principais dicas
- Use um protetor solar de amplo espectro UVA-UVB FPS 50+ em toda a pele exposta.
- Aplique o protetor solar frequentemente (pelo menos a cada duas horas) e da forma mais uniforme possível. Não deixe de passar em nenhuma área - o que pode acabar acontecendo se as crianças tiverem inquietas ou sentirem cócegas! E não esqueça de aplicar o produto em abundância: Como regra geral, uma quantidade de protetor solar do tamanho de uma bola de golf é necessária para proteger todo o corpo.
- Preste atenção nas áreas esquecidas com mais frequência: orelhas, nariz, lábios, nuca, mãos e pés.
- Reaplique o protetor solar imediatamente após nadar ou suar em excesso.
- Para garantir uma proteção constante na praia ou na piscina, escolha um protetor solar específico para aplicação em pele molhada.
- Mostre aos seus filhos como aplicar o protetor solar – como um super-herói!.
Usando a tecnologia para proteger seus filhos do sol
- Deixe a proteção ao sol mais divertida com o adesivo de pele My UV Patch da La Roche-Posay inovador e sensível ao sol que se conecta a um aplicativo móvel – assim, as crianças podem acompanhar sua exposição ao sol, se proteger e ficar mais autônomas na proteção solar.
ANTHELIOS DERMO-PEDIATRICS FPS 60: PROTEÇÃO MUITO ALTA
ESPECIFICAMENTE DESENVOLVIDA PARA BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS
A linha ANTHELIOS Dermo-Pediatrics SPF 50+ da La Roche-Posay representa uma inovação na proteção solar para bebês e crianças pequenas, com mais de 6 meses. Esses protetores são muito seguros para a pele jovem, com o mínimo de ingredientes, mas oferecendo uma alta proteção, com UVA e UVB de amplo espectro (a proteção UVA é duas vezes mais rigorosa do que as normas europeias). Os protetores solares ANTHELIOS Dermo-Pediatrics SPF 50+ contêm água termal da La Roche-Posay, que acalma e é anti-oxidante
Todos os produtos são testados sob controle pediátrico e dermatológico.
- O tempo pode ser imprevisível e rapidamente você pode “estar na rua” com tempo ensolarado e não ter uma proteção.
1 Robinson JK et al. Summertime sun protection used by adults for their children. J Am Acad Dermatol 2000
2 American Association for Cancer Research Press Release, May 29, 2014 http://www.aacr.org/Newsroom/Pages/News-Release-Detail.aspx?ItemID=553#.WKyFqxLhAvo