QUEILITE = LÁBIOS RACHADOS
LÁBIOS SECOS E RACHADOS SÃO UMA QUEIXA COMUM
Queilite é outro nome para lábios rachados. Os lábios ficam secos e escamosos, e dolorosas rachaduras verticais podem se desenvolver. A pele ao redor dos lábios às vezes também fica irritada. Esta secura provoca sensação de queimadura desagradável. A condição se desenvolve quando os lábios são sensíveis a condições externas, como frio e sol. Às vezes, é uma reação a um alérgeno em um batom ou outro produto.
PROTEÇÃO E PREVENÇÃO SÃO FUNDAMENTAIS
PARA COMBATER OS LÁBIOS RACHADOS
Os dermatologistas recomendam usar um protetor labial neutro, enriquecido e livre de alérgenos assim que o tempo esfriar.
Se você acha que pode ter dermatite de contato (uma erupção cutânea vermelha, com coceira, descamação e bolhas) em seus lábios devido a ingredientes de cosméticos, você terá que identificar o agente irritante e parar de usá-lo. Considere consultar um dermatologista ou alergista para fazer o teste de contato.
EVITE LAMBER E CUTUCAR OS LÁBIOS!
Pessoas com lábios secos e rachados costumam lambê-los com frequência e puxar ou morder a pele descamada. É tentador, mas isso só piora a situação, pois retira a camada protetora natural da pele e desencadeia um ciclo vicioso. Toda vez que você sentir vontade de lamber ou cutucar, aplique um hidratante labial hipoalergênico e seus lábios agradecerão por isso!
QUEILITE ANGULAR
CAUSAS E CUIDADOS
A queilite angular é uma condição específica dos lábios que afeta apenas os cantos da boca. Se você estiver com a pele nos cantos da boca dolorida, com coceira, rachada ou com bolhas, consulte seu médico para um diagnóstico. A causa mais comum de queilite angular é uma infecção fúngica. Na maioria das vezes, isso é causado pela saliva acumulada onde os lábios superiores e inferiores se encontram, criando um ambiente quente e úmido – perfeito para fungos (geralmente Cândida) crescerem e causarem infecção. Apesar de desagradável, a queilite angular é facilmente curada se você souber como (continue lendo!).
COMO SE LIVRAR DA QUEILITE ANGULAR
Para curar a queilite angular, seu médico prescreverá um creme de barreira, muitas vezes em conjunto com um creme antifúngico ou antibacteriano para curar a queilite angular. Remédios caseiros ou tratamentos para queilite angular, como a aplicação de óleo de coco, provavelmente não serão muito eficazes para curar a condição. A boa notícia? Os lábios têm um ótimo suprimento sanguíneo, então, quando você aplica o creme certo, eles podem curar muito rapidamente (mesmo durante a noite!).
QUEILITE ANGULAR VS. HERPES
Essas duas condições são visualmente semelhantes, mas a queilite angular começa com a pele ressecada ou rachada no canto da boca e geralmente é causada por um fungo ou bactéria. O herpes labial, por outro lado, é causado pelo vírus Herpes simplex. Eles podem aparecer em qualquer ao redor dos lábios. O herpes labial é cíclico e muitas vezes é precedido por uma sensação de queimação e coceira, enquanto a queilite angular não mostra sinais de alerta até que a ferida apareça. A outra diferença superimportante? O herpes labial é contagioso, enquanto a queilite angular não é contagiosa.
O QUE É QUEILITE
ESFOLIATIVA?
DICAS PARA TRATAR QUEILITE ESFOLIATIVA
A queilite esfoliativa é bastante rara, mas a rachadura e descamação dos lábios são mais graves e de pior aparência (embora não perigosa). A inflamação causa descamação marrom espessa que pode causar sofrimento significativo. A causa não é totalmente compreendida, mas alguns casos estão associados a lambedura excessiva dos lábios, má higiene oral, deficiências nutricionais e (surpreendentemente) distúrbios mentais, como depressão. Obviamente, só porque seus lábios estão descascando não significa que você está deprimido: existem muitas causas e o mais importante é saber como lidar com isso (continue lendo).
DICAS SOBRE QUEILITE ESFOLIATIVA
Se você tiver uma descamação marrom espessa nos lábios, pode ter queilite esfoliativa. Há várias coisas que você pode fazer para lidar com a condição:
- Evite lamber, cutucar ou tocar os lábios. Sabemos que é mais fácil falar do que fazer, mas o excesso de lambedura dos lábios é considerado uma causa importante de queilite esfoliativa.
- Aplicar regularmente um reparador labial dermatologicamente testado em lábios sensibilizados, como o CICAPLAST Lábios.
- Mantenha uma dieta saudável rica em frutas e vegetais frescos e ômega 3 para estimular a cicatrização da pele e reduzir a inflamação. Evite alimentos excessivamente salgados que podem causar mais irritação.
- Garanta uma boa higiene bucal: escove e use fio dental duas vezes ao dia e considere o uso de um enxaguante bucal.
- Não está adiantando? Consulte um(a) dermatologista para saber como cuidar dos seus lábios.